Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Informática e Internet



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Meu livro na Livraria Cultura
 Meu livro na Martins Fontes
 De Roswell a Varginha, meu livro na Tarja Livros
 De Roswell a Varginha na UFO
 O Escritor Proibido
 Writer with R (IN ENGLISH)
 AUMANACK
 Revista UFO
 Tarja Editorial
 Scifi News
 De Roswell a Varginha no Orkut
 Renato A. Azevedo no Orkut
 Letras ao Vento...
 O Bardo
 Conselho Jedi SP
 X Fonte
 INFA
 Vigilia
 Brasilis 2027
 A Rocha Natalina
 O Caso Guabiraba
 O Dossiê
 Irmãos
 O Dia em que o Brasil parou
 Artigo The Wilhelm Scream
 Cristina Lasaitis
 Xeque Mate
 BondGirl Patthy
 Terrorzine
 Fernando Trevisan - Leituras
 Pegadas de um Dinossauro
 Conspirações
 Meu artigo sobre Carl Sagan na Ufo 130
 UFO: A persistência dos céticos nada abertos
 Profana?Eu?
 Estilhaços de Alma
 Estronho
 Pensamentos Randômicos
 Alien Girl
 César Maciel (Perry Rhodan e FC)
 Angel no Infinito...
 Cidade Phantastica
 Blog Julio Verne
 Papo de Quadrinho
 Luciana Muniz
 Fontes da Ficção
 COSMOS Carl Sagan 29 anos
 Fotoblog
 Aumanack no Twitter
 Escritor com R no Twitter


 
ESCRITOR COM "R"


SUPERPATO E O FLUXO DO TEMPO

Caros leitores, por favor me perdoem pelo longo hiato, temos uma crise bravíssima e com ela chegam necessidades e correrias... enfim, a maioria certamente entende. Neste retorno, que espero definitivo, falarei daquele que é de longe o maior herói da Disney: o Superpato!

Ah, vocês pensaram em Star Wars e Marvel, é? Então me digam qual herói desses outros universos deteve uma invasão alienígena sozinho? Hein, hein? Pois é, somente o Superpato, alterego do Pato Donald, conseguiu, mas já chego lá.

Atualmente nas bancas encontramos a Disney Big número 46, em que o Superpato é acompanhado na capa pela bela Lyla Lay, a jornalista e apresentadora do Canal 00 que é na verdade uma viajante do tempo, agente da Tempolícia e uma androide! Na primeira história da edição, intitulada O Fluxo Temporal, ela está sendo entrevistada (enquanto dá uma cruzada de pernas digna de Sharon Stone, fiu, fiu!), e diz que uma das primeiras atrações de seu novo programa será o Superpato. O herói entende a dica e eles se encontram, somente para serem emboscados por androides inimigos, e depois iniciam uma surpreendente viagem pelo tempo.

Os dois heróis descobrem que algo está bagunçando a linha do tempo, fazendo surgir vários futuros alternativos. Eles são finalmente encontrados por um improvável aliado e conseguem reunir pistas sobre o que está acontecendo, e fica cada vez maior a duvida: conseguirão salvar a continuidade do espaço-tempo e descobrir o responsável? A trama apresenta conceitos avançados de ficção científica, viagens no tempo e universos paralelos, no nível de uma graphic novel, e vários momentos podem ser reconhecidos como referências a Doctor Who, e também a De Volta para o Futuro!

Mas esperem um pouco, androides, viagens no tempo, como assim? Afinal, o Superpato opera a partir do porão da casa do Donald, e seus casos normalmente envolvem vilões em Patópolis como os Metralhas tentando assaltar a Caixa-Forte do Tio Patinhas! Calma, em várias edições desse universo FC do nosso herói a Disney colocou explicações, e este escriba irá resumi-las para vocês.

O universo futurista do Superpato surgiu na Itália em 1996, e entre os autores envolvidos estavam Tito Faraci, Alessandro Sisti, Ezio Sisto e Francesco Artibagni, e uma das fontes de inspiração foram as HQs da Marvel. Aqui no Brasil foi primeiro publicado em Superpato – Novas Aventuras, em edições maiores e com nível de graphic novel, em seis números entre abril e setembro de 1998. Em janeiro de 2013 foi publicada a Disney Temática 13 As Novas Aventuras do Superpato – A Origem, que finalmente trazia as primeiras histórias desse universo futurista, mostrando como ele surgiu.

Basicamente o Tio Patinhas decidiu comprar a Ducklair Tower (Patofuts Tower como foi traduzido em Novas Aventuras de 1998) e colocar o Donald como zelador. O prédio hiper-tecnológico abriga muitos segredos, e em sua investigação Donald, como o Superpato, conhece Um, a inteligência artificial que controla o edifício. Everett Ducklair foi um empresário e inventor, um pouco como Tony Stark, que desapareceu misteriosamente, mistério aliás que seria melhor explorado em outras histórias no decorrer da série.

Nas tramas da edição de 2013 somos então apresentados à Lyla Lay, ao vilão e ocasional aliado Lança-Raios, e aos principais antagonistas dessa série, os alienígenas Evronianos (Antarianos conforme traduzidos nas edições de 1998, sendo que atualmente apenas as nomenclaturas originais são usadas), além do jornalista investigativo Angus Fangus, que detesta o Superpato. Portanto as tramas se dividem, algumas envolvendo Lyla, a Tempolícia e problemas de viagens no tempo, e aquelas nas quais o Superpato combate os Evronianos.

Meu primeiro contato com esse sensacional universo foi quando me emprestaram, no final dos anos 1990, Novas Aventuras 4 – Retrato de um Herói. Fiquei evidentemente maravilhado, e somente com o lançamento de A Origem, em 2013, fora alguns exemplares achados em sebos, retomei o contato com o universo FC do Superpato.

A história do número 1 de Novas Aventuras, Sombras sobre Vênus, foi republicada em Disney Big 18, de novembro de 2012, em uma história envolvendo os Evronianos, Angus Fangus e mais segredos da Ducklair Tower, entre os quais o fato de ela ter um hangar para uma nave interestelar! Infelizmente, essa primeira série teve no Brasil menos de dez histórias, incluindo Novas Aventuras de 1998 e Origem de 2013. Na Itália, sob o título Paperinik New Adventures, a série teve um total de 50 números!

Seguiu-se na Itália a série PK2 com 18 números, também inéditos no Brasil, e depois os 20 números igualmente inéditos no Brasil de PK Pikappa, cuja intenção era ser o reboot da série. Na verdade, dois números de PK Pikappa saíram no Brasil em Donald Super 1 e 2, em abril e junho de 2003, e só, ainda republicadas em Disney Jumbo 2.

A série seguinte na Itália foi PKNE, que ignora os fatos da série PK Pikappa, retomando de onde PK2 havia parado. Esta é a série atual de Ficção Científica do Superpato cujo início de publicação no Brasil aconteceu em Mega Disney 7, de dezembro de 2014, com a maxissérie Poder e Potência (aquela na qual o Superpato impede a invasão evroniana). Então aqui vai uma lista com as edições de Paperinik New Adventures e PK2, com seus títulos em inglês (todas as capas podem ser conferidas no Comicvine aqui):

Paperinik New Adventures 

PKNA 0 - Evronians

PKNA 0/2 - The Winds of Time

PKNA 0/3 - Xadhoom

PKNA 1 - Shadows on Venus

PKNA 2 - Two

PKNA 3 - Day of the Cold Sun

PKNA 4 - Earthquake

PKNA 5 - Portrait of the Young Hero

PKNA 6 - Spores

PKNA 7 - Invasion

PKNA 8 - Silicon

1997 SPECIAL: Missing

PKNA 9 - Fountains of the Moon

PKNA 10 - Trauma

PKNA 11 - Urk

PKNA 12 - Second Draft

PKNA 13 - The Darkest Night

PKNA 14 - Carpe Diem

PKNA 15 - Camera/Action 

PKNA 16 - Special Maintenance

PKNA 17 - Shooting Star

PKNA 18 - Ancient Future 

PKNA 19 - Absolute Zero

PKNA 20 - Mekkano

SPECIAL 1998 - Zero Slash One 

PKNA 21 - Tyrannic

PKNA 22 - Fragments of Autumn

PKNA 23 - Memory Lapse

PKNA 24 - Twilight

PKNA 25 - Crossfire

PKNA 26 - Time Flies

PKNA 27 - The Mastiffs of the Universe

PKNA 28 - Metamorphosis

PKNA 29 - Virus 

PKNA 30 - Phase two

PKNA 31 - Beato Angelico

PKNA 32 - Underground

SPECIAL 1999 - The End of the World

PKNA 33 - The Day that Will Come

PKNA 34 - Nothing Personal

PKNA 35 - Stowaway on Board

PKNA 36 - Far, Far Away

PKNA 37 - Under a New Sun

PKNA 38 - In the Fog

PKNA 39 - Chronowreck 

PKNA 40 - A Single Breath 

PKNA 41 - Agdy Days 

PKNA 42 - The Ulysses Syndrome

PKNA 43 - Time to Time

PKNA 44 - On the Dark Side

PKNA Special 2000 - Super 

PKNA 45 - Operation Hephaestus

PKNA 46 - In the Shadow

PKNA 47 - Before Dawn

PKNA 48 - The Parts and the Whole

PKNA 49/50 - If...

Continua abaixo...



Escrito por Escritor às 20h12
[] [envie esta mensagem] [ ]



SUPERPATO E O FLUXO DO TEMPO

Continuação...

PK2

PK2 1 - Ducklair 

PK2 2 - Just a Little Fear 

PK2 3 - The Voice of Darkness

PK2 4 - Memory Lines 

PK2 5 - End of History

PK2 6 - Alpha Waves

PK2 7 - One More Day

PK2 Special 2001 - Duckmall

PK2 8 - Just a Friend

PK2 9 - Degrees of Separation

PK2 10 - High Volume

PK2 11 - The Weight of Memories

PK2 12 - Blackout

PK2 13 – Everything and Nothing 

PK2 14 - The Last Hunt

PK2 15 - The True Enemy

PK2 16 - Soldier of Fortune

PK2 17 - In the Fire

PK2 18 - Family Affairs

Em recente evento para o lançamento da primeira edição de Os Anos de Ouro de Mickey, o editor Paulo Maffia foi perguntado sobre quando sairia um encadernado de capa dura de nosso herói, e afirmou que a única informação que poderia adiantar seria o lançamento dessa aguardada edição em 2018. Mas vendo a quantidade de títulos destacada acima... Qual a opinião dos amigos, lançar todas em alguns volumes, ou um único volume com as histórias mais interessantes e relevantes para a fase atual?

Donald e Um, parceiros e grandes amigos, em Novas Aventuras 4.

Como disse, mais recentemente busquei acompanhar tudo que saísse relacionado ao Superpato, o que incluiu, depois de A Origem, Superpato – O Legado, de setembro de 2013, na qual foram publicadas pela primeira vez as aventuras de Fantomius, o personagem que inspiraria, um século depois, o Donald a assumir o manto de Superpato. Este ainda é o herói clássico, e não a versão futurista, mas a edição vale muito a pena como um histórico do personagem. Por cima Fantomius é um perfeito anti-herói, e quem imaginaria isso em uma HQ da Disney?

Depois veio a Disney Big 38, de abril de 2016, com a trama O Raio Negro dentro do universo PKNA, e foi a partir desta que descobri que a aventura anterior e a primeira do retorno, Poder e Potência, havia saído em Mega Disney 7. Demorei a encontrar essa edição, e somente com as facilidades de sebos ligados à internet como a Estante Virtual foi possível conferí-la. E.. UAU!

Nessa história o Lança-Raios leva Donald ao futuro, quando a Terra foi dominada pelos Evronianos. Reencontrei um personagem muito legal que já havia visto em Novas Aventuras, Odim Eidolon, que alerta nosso herói para fazer o que deve ser feito, e ele é devolvido ao presente para uma silenciosa Ducklair Tower. Após os eventos de PK2, pelo que pude apurar, Um não está mais no prédio, sendo substituído por uma outra AI sem qualquer empatia, e que pega no pé de Donald o tempo todo. Os eventos e confrontos se precipitam, e no final dramático os Evronianos obrigam o Superpato a um ato extremo para salvar o mundo, destruindo aparentemente a Ducklair Tower. E sim, é aqui que o Superpato salva o mundo sozinho, superequipe é para os fracos!

Donald se lembrando de tempos mais simples e se despedindo dos sobrinhos em Poder e Potência!

Depois, em O Raio Negro em Disney Big 38, descobrimos que o prédio foi na verdade parar em um mundo em outra dimensão, onde nosso herói precisa enfrentar um novo e poderoso inimigo, Moldrock. Seguiu-se a trama Crime Temporal, em Disney Big 43 de fevereiro de 2017, onde se confrontam os dois alteregos de Donald, Superpato e Donald Duplo! A trama é muito legal pois voltam a aparecer Um e Layla, em uma história cujo objetivo é ser o reboot de DD, ficando estabelecido que o agente secreto é o futuro do herói. Essas viagens no tempo tornam essas reuniões improváveis possíveis, e o desfecho dessa história é simplesmente sensacional!

Em tempo, DD ou Donald Duplo é uma estupenda paródia de James Bond, o agente secreto 007 com licença para matar. A Abril já lançou duas edições especiais com o título As Novas Aventuras de Donald Duplo de abril e maio de 2011, e em Crime Temporal voltamos a encontrá-lo em suas aventuras para a Agência, que combate a criminosa Organização. Esta última, aliás, promete dar trabalho também ao Superpato no futuro.

Encontro de heróis, e reparem em uma certa Caixa-Forte ao fundo...

Nessa viagem pelo fluxo do tempo do universo futurista do Superpato retornamos à Disney Big 46 e a O Fluxo Temporal. Amei, por sinal, a divulgação da Disney para essa edição, fazendo uma clara menção a Doctor Who. E prestem atenção à base da Tempolícia que se localiza fora de qualquer dimensão temporal, no nada absoluto! Qualquer menção a arquitetura de Gallifrey não deve ser mera coincidência...

Havia surgido a informação que na Disney Big 48, a ser lançada em dezembro deste ano, seria publicada a história seguinte, A Marca de Moldrock. No entanto foi tomada a decisão de publicar outra trama, e a sequência das aventuras do Superpato deve vir somente em 2018.

As histórias de Ficção Científica do Superpato trazem conceitos incrivelmente avançados e atuais, traduzindo o que de melhor o gênero pode produzir. Acompanhar essas tramas tem sido um enorme prazer, e espero ansiosamente que os volumes encadernados em capa dura prometidos possam preencher, ao menos em parte, o grande hiato que infelizmente tivemos no Brasil com relação a esse espetacular universo do Superpato. Conforme os textos explicativos publicados com as histórias Poder e Potência e O Raio Negro, essas tramas buscam alcançar leitores mais maduros e têm um cuidado maior na arte (como pode ser conferido nas imagens) além de uma agilidade narrativa verdadeiramente cinematográfica. Ao lado do típico humor Disney convivem situações dramáticas, como o momento em Poder e Potência no qual o Donald, em meio à luta final contra os Evronianos, grava uma mensagem se despedindo dos sobrinhos! Já em O Fluxo Temporal um salto espaço-temporal de Lyla e Superpato tinha só 50 por cento de chance de dar certo, e a alternativa seria a pura e simples aniquilação no nada absoluto.

Arquitetura inspirada em Gallifrey?

E sim, são gibis da Disney! Confiram, aliás, o post anterior em que falamos de outra obra-prima da casa do Tio Walt, Star Tranko, série com o núcleo do Mickey que homenageia Jornada nas Estrelas, e vejam como a Disney está com uma “pegada” fabulosa em termos de Ficção Científica!

E ainda quero sugerir que visitem o magnífico site Guia dos Quadrinhos, um espetacular compêndio de todas as HQs produzidas e publicadas no Brasil, de onde tirei a maioria dos links que estão em azul em meio ao texto, responsáveis ainda pelo ótimo evento Festival Guia dos Quadrinhos (confiram nossos comentários sobre o evento de 2017 lá no Corujice Literária).

Com este texto, espero ter completado a retomada do blog, com posts mais frequentes. Recomendo fortemente que acompanhem o universo As Novas Aventuras do Superpato, uma das melhores obras de FC publicadas no Brasil nos últimos tempos. A história A Marca de Moldrock foi a mais recente a sair na Itália na Topolino, e ainda aguardamos sua publicação aqui. Sobre o encadernado, ou encadernados em capa dura, só nos resta torcer, já descobri um e outro site que apresenta uma descrição de algumas das histórias de PKNA e são fantásticas, podem se preparar até para chorar em algumas delas! Aguardemos o que a Disney, que tem recebido merecidíssimos elogios pelas fabulosas edições em capa dura, irá nos apresentar relacionado a seu maior herói.

Até a próxima!

Contato: escritorcomr@uol.com.br.



Escrito por Escritor às 20h11
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]