Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, Homem, de 36 a 45 anos, Portuguese, English, Arte e cultura, Informática e Internet



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Meu livro na Livraria Cultura
 Meu livro na Martins Fontes
 De Roswell a Varginha, meu livro na Tarja Livros
 De Roswell a Varginha na UFO
 O Escritor Proibido
 Writer with R (IN ENGLISH)
 AUMANACK
 Revista UFO
 Tarja Editorial
 Scifi News
 De Roswell a Varginha no Orkut
 Renato A. Azevedo no Orkut
 Letras ao Vento...
 O Bardo
 Conselho Jedi SP
 X Fonte
 INFA
 Vigilia
 Brasilis 2027
 A Rocha Natalina
 O Caso Guabiraba
 O Dossiê
 Irmãos
 O Dia em que o Brasil parou
 Artigo The Wilhelm Scream
 Cristina Lasaitis
 Xeque Mate
 BondGirl Patthy
 Terrorzine
 Fernando Trevisan - Leituras
 Pegadas de um Dinossauro
 Conspirações
 Meu artigo sobre Carl Sagan na Ufo 130
 UFO: A persistência dos céticos nada abertos
 Profana?Eu?
 Estilhaços de Alma
 Estronho
 Pensamentos Randômicos
 Alien Girl
 César Maciel (Perry Rhodan e FC)
 Angel no Infinito...
 Cidade Phantastica
 Blog Julio Verne
 Papo de Quadrinho
 Luciana Muniz
 Fontes da Ficção
 COSMOS Carl Sagan 29 anos
 Fotoblog
 Aumanack no Twitter
 Escritor com R no Twitter


 
ESCRITOR COM "R"


BEM VINDOS AO FUTURO!

Hoje foi mais um dia para lembrar como é bom ser nerd. Ao longo de toda esta quarta-feira, 21 de outubro de 2015, todos nós ficamos com aquela sensação magnífica de estar fazendo parte de algo muito especial. Pois claro, como devem saber, 21 de outubro de 2015 é a data da chegada de Marty McFly e Doc Brown ao futuro, em De Volta para o Futuro II, segundo filme da maior trilogia da história da Ficção Científica!

Antes que o mimimi comece, Star Wars já não é uma trilogia há tempos... e poderia acrescentar, infelizmente...

Para comemorar esta data, vários veículos fizeram especiais, como os jornais O Estado de São Paulo e Folha de São Paulo. O site Space lembrou que, em 05 de dezembro de 2014, uma miniatura do Delorean, além de uma coleção de memorabilia, voou no protótipo da nova nave espacial tripulada da NASA, a Orion. E de fato, esse Delorean em particular realmente viajou no tempo, visto que devido à velocidade da nave o fluxo temporal sobre ele foi mais lento, em algumas frações de segundo!

Várias marcas aproveitaram a data para homenagear e pegar uma carona na divulgação da trilogia. E uma delas foi a Dunlop, que ficou bem legal, aliás! E a Casa Branca fez de hoje o Dia de De Volta para o Futuro, para uma série de painéis com inovadores, em torno da questão: "O que o ano 2045 parece para você?". Pois é, cada um tem a presidência da república que merece... E por sinal, caso Marty e Doc chegassem a nossa São Paulo atual, poderiam ter alguns probleminhas...

Enfim, o dia é de festa, e para celebrar, nada melhor do que lembrar de algumas curiosidades sobre a saga. Abaixo relaciono várias delas, e vocês podem pesquisar mais no site Imdb.

 

De Volta para o Futuro:

- Shopping, Twin Pines Mall no começo do filme, no final Lone Pine Mall. Primeira evidência de que viagens no tempo têm consequências.

- Courthouse Square, a praça do Relógio da Torre, é uma área adjacente à Universal Studios, e já foi utilizada em inúmeras produções, incluindo: Knight Rider (1982–1986), Gremlins (1984), Magnum, P.I. (1986), Elvira, Mistress of the Dark (1988), Batman & Robin (1997), Buffy the Vampire Slayer (1998), Ghost Whisperer (2005–2010), Falling Skies (2011-), House M.D., 8x5 "The Confession" (2011/12).

- John Delorean (06/01/1925 – 19/03/2005) fundou a companhia Delorean Motor Company (DMC), em 24 de outubro de 1975, que faliu em 1982. Ele chegou a ser preso pela acusação de tráfico de drogas, porém foi inocentado quando a tese da defesa, de que a polícia armou o flagrante, foi aceita. Enviou um carta aos produtores, que pode ser vista nos extras do DVD, agradecendo por terem utilizado o DMC-12. Em 1995 o mecânico Stephen Wynne adquiriu a marca e passou a produzir peças e carros completos em Houston, Texas, sem qualquer relação com a empresa original, mas dando suporte a proprietários de Delorean. O DMC-12 foi produzido de 1981 a 1983, em cerca de 8.500 exemplares. Acredita-se que cerca de 6.500 ainda existam, dois deles em São Paulo.

- Johnny Be Gode, de Chuck Berry, a música que Marty toca, está na seleção do Disco de Ouro das naves Voyager 1 e 2.

- Cena de abertura, relógios da casa de Doc, é visível um boneco pendurado no ponteiro de um dos relógios.

- Julio Verne, autor favorito de Doc e Clara, inspirou o nome de seus filhos. Doc menciona Viagem ao Centro da Terra a Marty, e conversa com clara sobre Da Terra à Lua e 20.000 Léguas Submarinas. Porém quando diz que leu sobre Capitão Nemo quando era garoto ela estranha, já que a história foi publicada de março de 1869 a junho de 1870, no periódico Magasin d’Éducation et de Récréation, do editor Pierre-Jules Hetzel. Aliás, Julio Verne nasceu em 08/02/1828, então em 1885 ele tinha 57 anos.

- H.G. Wells publicou A Máquina do Tempo em 1895, mas não é mencionado na saga. Por sinal, Julio Verne disse, sobre Wells: “Ele mente”, pois Verne era adepto do absoluto rigor científico, ao passo que Wells dava asas à imaginação e não se limitava à ciência da época. Verne cobrou de Wells que mostrasse a cavorita, o mineral que repelia a gravidade, de Os Primeiros Homens na Lua. Talvez tenham nascido aí as duas grandes divisões da Ficção Científica, Hard adepta do rigor científico, e Soft, mais liberal e interessada na crítica social.

- Cena de Doc pendurado no relógio, pode-se ver que seus sapatos são fechados por velcro. Essa tecnologia foi lançada pela primeira vez pela Puma em 1968.

- Guitarra de Marty é um modelo Gibson ES-345, lançado em 1958.

- O lenço usado pelo motorista líbio é saudita.

- Doc coloca no marcador de tempo a data do nascimento de Cristo como 25 de dezembro do ano 0. Porém estudos modernos apontam como data correta 6 ou 4 A.C. Além disso, evidentemente o Delorean se materializaria no ano 0, na área que viria a ser a Califórnia. O diretor Robert Zemeckis disse que foi uma piada.

- George diz a Marty que não vai ao baile porque sábado a noite é exibido Science Fiction Theatre. Porém esse programa era exibido as sextas.

- Ronald Reagan gostou tanto da referência a ele que pediu ao projecionista para passar a cena novamente. E em seu discurso do estado da união de 1986, disse: “Como dito no filme De Volta para o Futuro, para onde vamos, não precisamos de estradas”.

- De acordo com o roteirista Bob Gale, em 26 de outubro de 1985, um grupo de pessoas se reuniu no estacionamento usado como cenário para o shopping Twin Pines Mall, aguardando para ver se Marty chegaria com o Delorean.

- O juiz que afirma que Marty e sua banda são barulhentos demais no começo do filme é Huey Lewis, autor das músicas Power of Love e Back in Time.

Continua abaixo:



Escrito por Escritor às 20h14
[] [envie esta mensagem] [ ]



BEM VINDOS AO FUTURO!

Continuação...

- O Delorean foi escolhido pelo visual, para que as pessoas de 1955 achassem que era uma nave espacial.

- Marty imita famosos guitarristas. Tocar deitado como Angus Young do AC/DC, pular em um pé só como Chuck Berry, e no solo como Jimmy Hendrix e Edward Van Hallen.

- Doc manda Einstein um minuto para o futuro, porém se passam 1 minuto e 21 segundos. O retorno se dá a 1h21, e o circuito do tempo do Delorean precisa de 1,21 gigawatts para funcionar.

- Em todos os três filmes a data do presente é 26 de outubro de 1985. Exatamente em 26 de outubro de 2010, 25 anos depois, saiu a edição de 25 anos em blu-ray.

- O posto Texaco aparece em 1985 e em 1955.  O avô materno de Christopher Lloyd foi um dos fundadores da Texaco.

- A revista Tales from Space homenageia a EC Comics, conhecida editora dos anos 50, e seu logo é visível na capa. Seus títulos de Ficção Científica eram Weird Science e Weird Fantasy, e o de terror era Tales from the Crypt. Robert Zemeckis era fã da EC, e foi produtor executivo da série Contos da Cripta de 1989.

 

De Volta para o Futuro parte II:

- Carl Sagan considerou o mais acurado filme sobre viagens no tempo já realizado, devido ao cuidado em lidar com as múltiplas linhas temporais, como se viagem no tempo fosse possível. Seu nome foi usado por Doc no game, quando da visita a Hill Valley em 1931.

- Elijah Wood é um dos garotos jogando videogame com quem Marty conversa, seu primeiro trabalho em um filme (está de camiseta vermelha).

- A camiseta que Doc usa durante boa parte do filme mostra caubóis a cavalo e um trem, antecipando o terceiro filme.

- Em 2015 carros de outros filmes de Ficção Científica podem ser vistos, como o Spinner de Blade Runner (1982), e o StarCar de O Último Guerreiro das Estrelas (1984).

- O carro (táxi) que leva o velho Biff ao Delorean, quando este está estacionado diante da casa de Marty e Jennifer, é um Citroen DS, lançado em outubro de 1955. Também aparece como ferro velho no 1985 alternativo.

- No roteiro original, ao invés de Tubarão 19, Marty veria em 2015 uma chamada para Godzilla 2015. E em 2014 tivemos um novo filme de Godzilla.

- No 1985 alternativo, Richard Nixon foi reeleito para um quinto mandato. Exatamente o mesmo acontece na HQ Watchmen, de Alan Morre e Dave Gibbons, publicada entre 1986 e 1987. E Moore e Bob Gale, roteirista da série De Volta para o Futuro, escreveram HQs do Batman.

 

De Volta para o Futuro parte III:

- O beijo de Doc em Clara foi o primeiro beijo em cena da carreira de Christopher Lloyd.

- Quando Doc e Marty estão preparando a viagem a 1885, Marty fala de Clint Eastwood, e Doc pergunta “Quem?”, são visíveis os pôsteres de A Revanche do Monstro (1955), e Tarântula! (1955), alguns dos primeiros trabalhos de Eastwood.

- Falando sobre a foto da lápide, Marty e Doc trocam de frases, Marty diz “Great Scott”, e Doc fala “Yeah, this is heavy”.

- A cidade do velho oeste ficava em Jamestown, Califórnia, e foi destruída por um raio em 1996.

- Em 1885, no veículo que transporta esterco, está escrito A. Jones. Em 1955 o letreiro diz D. Jones.

- Ronald Reagan foi convidado a interpretar o Prefeito Hubert, e recusou com relutância. O papel coube então a Hugh Gillin.

- Doc Brown comenta que o nome de sua família é Von Braun. É uma referência ao cientista alemão Werner Von Braun, projetista do míssil alemão V-2 da Segunda Guerra Mundial, e que depois trabalhou para os americanos, ajudando a fundar a NASA e tendo projetado o Saturno V, o foguete que levou o homem à Lua.

- Os três caras no saloon são interpretados por  Dub Taylor, Pat Buttram, e Harry Carey Jr., que participaram de inúmeros bangue-bangues como bêbados, ajudantes e cidadãos de pequenas cidades do velho oeste.

- O relógio da torre pode ser visto sendo descarregado do trem ao fundo, quando Marty e Doc falam com o maquinista sobre a velocidade de uma composição.

- Em 1885 existe um estabelecimento de venda de cavalos chamado Statlers. Em 1985 pode ser ouvido um anúncio de rádio sobre Statler Toyota. E em 1955 uma concessionária Statler Motors Studebaker.

- Mary Steenburgen interpreta Clara Clayton, uma mulher do século XIX que se apaixona por um viajante do tempo do século XX. E Um Século em 43 Minutos (1979), ela interpreta uma mulher do século XX que se apaixona por um viajante do tempo do século XIX.

- Mais longo salto no tempo do Delorean, de 7 de setembro de 1885 a 27 de outubro de 1985, 100 anos, um mês, 20 dias.

- O relógio da torre foi acionado às 8 horas de 5 de setembro de 1885. Como o raio o atingiu em 12 de novembro de 1955 às 22:04, significa que ele funcionou 70 anos, dois meses, 7 dias, duas horas e 4 minutos.

E A MELHOR!

- Em 12 de novembro de 1955 existem, na verdade, quatro versões distintas do Delorean em Hill Valley. 1- O que trouxe Marty no primeiro filme. 2- O que Biff velho usou para entregar o almanaque ao Biff jovem. 3- O usado por Marty e Doc para recuperar o almanaque. 4- O que ficou guardado na mina.

Para encerrar, deixo os caros leitores com uma mensagem muito especial de Doc Brown:

Não esqueça, o futuro é uma página em branco, tenha certeza de escrevê-lo bem!

Até a próxima, no futuro!

Contato: escritorcomr@uol.com.br.



Escrito por Escritor às 20h11
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]